sexta-feira, 20 de abril de 2018

Lançamento em Santo André, 18 de abril de 2018.

Brindando à Poesia e à vida. #LulaLivre

Santo André sempre foi para mim, uma das Mecas da Poesia brasileira. Cidades como Uberaba, Santo André, Poços de Caldas, Natal e algumas outras, fixaram-se na história como monumentos históricos do fazer poético, da transgressão e da amorosidade que é construir os ninhos desse bicho selvagem, que às vezes rasteja pelas paredes, mas também voa e pousa. Lançar um livro em Santo André, mais propriamente na Livraria Alpharrabio era um sonho que eu guardava comigo. Finalmente pude realizar este sonho que pulsava e sempre pulsará em mim. Minha relação com poetas e artista de Santo André vem de longas datas. São décadas e mais décadas de eternidade. Lá fui acolhido por Zhô Bertollini e Jurema Barreto. Muitas vezes publiquei na revista A Cigarra que, na verdade, fez a primeira publicação do meu poema mais traduzido e mais conhecido, “Aos predadores da utopia”.

Pois bem, acertei minha ida à Santo André com a poeta Dalila Teles Veras. Uma das mais importantes poetas deste país. Uma das mais queridas, também. No dia 18 tive a oportunidade de contar coma presença de um escritor que sempre foi uma grande referência pra mim, o querido Claudio Feldman, um nome respeitado nas Letras do Brasil. Pois estavam todos lá, ainda contando com o bônus da presença do paraibano Paulo Dantas e do piauiense Rubervan Du Nascimento. Pessoas que conhecia há muito tempo e nunca tinha visto. Pessoas que eu não conhecia. Pessoas que fizeram parte da minha vida e da minha formação de poeta e cidadã.

Fui cedo para Santo André. Uma cidade de 750 mil habitantes. Cidade bonita. Almocei na casa da Dalila, com sua família. Depois fomos dar uma volta pela cidade. Conheci a Casa da palavra, a Casa do Olhar. Conheci obras de artistas fantásticos. Depois fomos para a Universidade Federal do ABC para o lançamento do livro A Verdade Vencerá. Lá estavam Juca Kfouri e outras personalidades da maior importância na história deste país cujo nome a memória descartou. Pois bem, de lá fomos para a “Conversa de Livraria”, onde tive a oportunidade de lançar o livro e participar de uma conversa pra lá de agradável. Foi uma noite memorável. Fiquei com uma imensa vontade de permanecer no abraço de gente tão querida de tanto talento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário